Pílulas (Frase da Semana)

s vezes nossas escolhas erradas podem nos levar ao caminho certo."

.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Sobre o Destino (Cont.)

“Sinto que o destino também é um relacionamento – uma interação entre a graça divina e o esforço pessoal direcionado. Sobre metade dele você não tem o menor controle; a outra metade está completamente nas suas mãos, e as suas ações terão conseqüências perceptíveis. O homem não é nenhuma marionete dos deuses, nem tampouco é senhor do seu próprio destino; ele é um pouco de ambos. Galopamos pela vida como artistas de circo, equilibrados em dois cavalos que correm lado a lado a toda velocidade – com um pé sobre o cavalo “destino”, e o outro sobre o cavalo chamado “livre-arbítrio”. E a pergunta que você precisa fazer todos os dias é: qual dos cavalos é qual? Com qual cavalo devo parar de me preocupar, porque ele não está sob meu controle, e qual deles preciso guiar com esforço concentrado?”

“Há tantas coisas no meu destino que não posso controlar, mas outras coisas estão, sim, sob a minha jurisdição. [...] Posso decidir como gasto meu tempo, com quem interajo, com quem compartilho meu corpo, minha vida, meu dinheiro e minha energia. Posso escolher como vou encarar as circunstâncias desafortunadas da minha vida – se as verei como maldições ou como oportunidades). [...] Posso escolher minhas palavras e o tom de voz com que falo com os outros. E, acima de tudo, posso escolher meus pensamentos.”

Elizabeth Gilbert


De alguma maneira, acho que esse texto explica um pouco, na verdade, responde um pouco dos meus questionamentos citados no post "Derrotas" sobre nosso papel frente às tantas decisões que se impõem diante de nós e que por não saber o que fazer, acabamos por colocar toda a responsabilidade no destino (em Deus, no caso), por não ter coragem de fazer uma escolha. Como um amigo me disse certa vez, nossa vida é como um filme, que Deus ja viu. Ele sabe tudo que vai acontecer. E Ele também sabe quais escolhas seriam mais adequadas e tenta nos mostrar, à medida do possível. Mas nos deu a possibilidade, a opção de escrever nossa história com nossa própria letra (ainda que inspirados por Ele, se assim desejarmos).
Entender isso não torna as coisas mais fáceis. Nem mais difíceis. Só preciso saber que sou a única responsável por cada passo que dou, e que haverá uma conseqüência relacionada a cada um deles.

Isso não é uma escolha. É um FATO.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário