Pílulas (Frase da Semana)

s vezes nossas escolhas erradas podem nos levar ao caminho certo."

.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Acesso Negado






Como muitos sabem, tenho experimentado mudanças bem radicais este ano. Mudei-me de cidade, de Estado, de vida. Nova casa, novo emprego, novos colegas, novos sabores, novos climas, novas roupas, novos planos, novas perspectivas.

A adaptação tem sido até mais rápida do que eu esperava. Claro que nos primeiros dias foi bem difícil, a saudade e o sentimento de perda vieram na bagagem, e antes mesmo que se aquietassem, deram lugar ao medo. Medo do desconhecido, medo de não dar certo, medo de arrependimentos, medo de não conseguir. Mas o tempo passa a junto com ele todos esses “excessos de bagagem” passam junto com ele, dando lugar a uma sensação de vida nova, de recomeço. A partir do zero novamente.

O que tenho percebido é que quando estamos passando por uma mudança assim, tão grande, não há muito espaço para lembranças e saudades. É muito diferente lembrar-se de algo que traz saudade quando se está tão longe – geograficamente – daquele ambiente onde aconteceu. Difícil explicar. Até consigo pensar nas coisas que ficaram para trás, mas ao menor sinal de saudade, antes mesmo que a sensação de dor apareça, essas lembranças se afastam ligeiras, como se fugissem de volta para o lugar ao qual elas pertencem. A sensação de “o que passou, passou” é mais forte que nunca e mal consigo olhar para trás. E quando tento, só o que vejo são imagens borradas, de uma vida que não mais me pertence.

Creio que esse é um meio de involuntariamente nos defendermos do medo do novo. Porque no novo não há espaço para as velhas coisas. Um sai, outro entra. Um termina e o outro começa. Enquanto nos mantemos amarrados ao passado, sonhando em reviver as velhas coisas, a novidade de vida nunca chega a se tornar uma realidade, né?

Acho que ainda não consegui explicar claramente essa sensação de “acesso negado” em relação à saudade do que vivi há até poucos meses atrás. Mas que fique bem claro que aqui me refiro a coisas, e não pessoas. Circunstâncias, e não momentos. Minha história permanece viva em minhas memórias, mas no momento elas afetam cada vez menos a minha vida presente. Uma nova história está sendo construída, e eu estou tendo o privilégio de poder observar cada tijolinho sendo colocado.



"Viver no passado é uma ocupação tola e solitária; olhar para trás tensiona os músculos do pescoço, e faz com que você se encontre com aquilo que não está no seu caminho."


.

Um comentário:

  1. Acho que as coisas que realmente valem, ainda permanecem, mesmo com as mudanças. O resto? vira lembrança, mas não saudade. Afinal, o que passou, passou... "e eu estou tendo o privilégio de poder observar cada tijolinho sendo colocado" Raul

    ResponderExcluir