Pílulas (Frase da Semana)

s vezes nossas escolhas erradas podem nos levar ao caminho certo."

.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

No Regrets



Essa semana eu conheci uma nova série de TV e já me apaixonei.  É “Being Erica”, uma série canadense, nem sei se foi exibida no Brasil. A história é de uma mulher de 32 anos, solteira, sem emprego e nada dá certo na vida dela. Erica se sente uma loser, uma fraude, e não consegue entender direito como chegou até ali. Afinal, ela era uma “promessa”:  é estudada, inteligente, bonita, gente boa… Mas acredita que tomou alguns caminhos errados ao longo da vida. Ela então tem a oportunidade de fazer uma terapia beeeeem diferente (e ficcional, claro) – com a ajuda do “Dr. Tom”, Erica pode voltar ao passado, reviver algumas situações que provocam arrependimento e mudar aquilo que ela considera que foi uma escolha errada.

 A cada capítulo a gente acompanha Erica em diferentes fases da vida, olhando para tudo com a mente de hoje e tentando resolver as coisas. Não tem como eu não me identificar, né? Se tem uma coisa que eu acumulei durante a vida foram esses pequenos arrependimentos, nem sempre sérios, mas coisinhas que se eu pudesse, teria feito diferente. Isso sempre me angustiou muito.

 Mas agora, observando a série e podendo refletir a respeito, eu percebi algumas mudanças na minha forma de ver as coisas. Tanto que os últimos posts sempre têm falado de Escolhas, e isso não é um momento isolado. Só agora eu percebi que estou no meio desse processo, essa mudança de conceitos, esse desprendimento em relação ao passado. Ver-se livre dessas culpas é algo realmente libertador, não conheço nada melhor.

 Algumas constatações têm sido particularmente impactantes:

Nem todas as más escolhas são escolhas erradas. Ninguém tem bola de cristal para visualizar o futuro cada vez que uma decisão precisa ser tomada. E também ninguém tem como saber como seria o futuro se a escolha tivesse sido diferente. Então não há garantias de que uma decisão aparentemente mal feita, não foi a melhor naquele contexto, pois foi ela que nos trouxe até onde chegamos e sem ela não poderíamos ter consciência disso. São as pequenas escolhas erradas que nos ensinam a fazer as grandes escolhas certas.

Não existe Loser, por que a gente sempre faz tudo que faz, com os recursos que a gente tem. Não se deve sentir culpa por ter feito aquelas escolhas, porque naquele contexto, era tudo que tinha a fazer. Ninguém faz escolhas erradas propositalmente. É muito fácil olhar para trás e ver uma série de erros, quando já estamos de fora e sabemos o que aconteceu depois. Nós só podemos decidir entre as opções que nos são apresentadas, mas não podemos escolher que opções serão estas. Se tivermos A ou B em nossa frente, não podemos escolher K. Além disso, todas as nossas ações são fruto de um conjunto de fatores que são definidos de acordo com a nossa maturidade, capacidade de análise, senso de responsabilidade, motivação pessoal, interferência de outras pessoas, enfim, uma série de condicionantes diretamente ligados ao momento específico em que estamos. Como o ser humano é altamente mutável, em cada momento da nossa vida temos recursos diferentes para fundamentar nossas escolhas. Portanto contextos diferentes requerem escolhas diferentes. O certo e o errado só são comprovados tempos depois, de acordo com as conseqüências geradas.

"São as escolhas que você faz que definem quem você é". Isso é um fato. Qualquer decisão que eu tivesse tomado de diferente, me impediriam de ser a pessoa que sou hoje. Se eu poderia ter me tornado uma pessoa melhor ou ter uma vida mais próspera? Nunca saberei. Mas eu prefiro acreditar mais em quem eu realmente sou que em quem poderia ter sido.

 Ao fim de cada episódio, Erica se vê tomando a mesma decisão que considerava errada, percebe as razões que a levaram a isso, e que não poderia fugir daquela escolha. E que tudo que aconteceu foi melhor do jeito que foi mesmo. Ao contrário da personagem, eu não tenho a possibilidade de voltar ao passado e mudar minhas escolhas. Mas não deixa de ser reconfortante entender que se estivesse lá de novo, acabaria fazendo tudo do mesmo jeito. Pois se são as minhas escolhas que definem quem eu sou, são as circunstâncias que definem minhas escolhas. E quanto a isso, eu não tenho nenhum poder de questionar.


"Nossas vidas são como torres de cartas. Algumas delas são enfeites, enquanto que outras são colunas, que sustentam todas as outras. Remova uma dessas colunas, e tudo desaba. Tire o que te faz de você "você", e se tornarás outra pessoa" (Dr. Tom, personagem do seriado "Being Erica")


.

2 comentários:

  1. muito bom, tenho pensado muito sobre isso.. sobre o quanto vivemos amarrado a um passado ou a um futuro, em que fomos ou em quem queríamos ser, em como as coisas sucederam ou como as coisas deveriam suceder... Eu sou que eu sou hoje, eu sou o presente... eu não sou o que eu erei, nem o que eu fui um dia... Deus não disse "Eu Fui" nem "Eu Serei", mas "Eu Sou"...
    É dessa fé que precisamos, a fé de cada dia, que me fz ver o meu Deus operando hoje e não amarrado ao que ele poderia ter feito ou ao que eu quero que Ele faça futuramente... Como é raro ver pessoas hiper preocupadas quando pensam no hoje, geralmente estamos muito concernidos com o futuro ou com o passado.
    Como é bom saber que hoje, dia 02 de julho de 2012, eu tenho tudo o que eu preciso...
    em outras palavras... Não tragas para hoje os males de ontem, nem antecipe os males de amanhã... basta a cada dia o seu próprio mal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É né, mas nem todo mundo pode ter esse consolo, sentir que tem no momento presente tudo que precisa... E é difícil não se angustiar e culpar o passado pelas mazelas do presente. Pensar no passado tb pode ser importante, pq nos leva à consciência de que nossos atos de agora serão arrependimentos passados de amanhã. Ou não.
      O que não podemos é viver presos nele.

      Excluir